Educação em primeiro (ou último) lugar

Publicado: 01/03/2010 em Ensaios
Tags:, , , , , , ,

Todo mundo já sabe que a educação no Brasil não é “aquelas coisas”, tanto que cansamos de ler todos os anos aquelas famosas pérolas do ENEM ou de instituições de ensino respeitadas do país. Mas mesmo assim ainda vemos coisas que nos chocam. Eu não poderia deixar de escrever um breve artigo sobre o que eu, por acaso, li na internet há uns tempos. Leia.

“Olá, sou advogada iniciante. Uma colega, cabeleireira autônoma, mas que possui um salão de beleza, me procurou para elaborar um contrato entre ela e sua auxiliares, sem vínculo empregatício. Pesquisei alguns modelos, mas, no meu entendimento, todos demonstram vínculo de emprego devido aos requisitos apresentados. Estou precisando de modelos de contrato neste sentido. Algum colega poderia me enviar algum? Agradeço muito.”

Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro o seguinte: não sou advogado, nunca pisei numa faculdade de Direito, não conheço todas as leis. Entretanto, eu mesmo poderia redigir um contrato desses em menos de meia hora.

O que faz uma advogada, por mais que seja iniciante, precisar de dicas para redigir um contrato? E mais: se ela não sabe, contrato de emprego, sem que haja vínculo empregatício, não existe! Senão, torna-se um contrato de gaveta, que não vale absolutamente nada perante a justiça. Por isso mesmo eu poderia redigir esse contrato, pois não teria valor algum, judicialmente falando.

Nos cansamos de ouvir também, muitas vezes, colegas de trabalho, da mesma profissão e área, perguntando coisas básicas, que até quase mesmo antes de começar o primeiro ano da faculdade já deveriam saber.

Essa é a educação no Brasil, infelizmente. O mais importante é saber que não é só a faculdade que vai fazer com que você seja um excelente profissional. Você tem que estudar muito por conta própria. Tem que fuçar em tudo quanto é lugar para aprender. Tem que estar totalmente atualizado para não se perder, para continuar no mercado de trabalho e aprender cada vez mais. Recursos para isso nós temos de sobra.

Então, não seja um profissional medíocre. Estude. Corra atrás. Faça com que o país melhore a cada dia. Senão, teremos ainda muito mais perguntas, como esta acima, que teremos de responder.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s