Você já deve ter visto o vídeo Pedro! Cadê o meu chip?” Pois é. É um vídeo de uma mulher que está, altas horas da madrugada, na porta da casa do ex-namorado dela, o Pedro, gritando “Pedrooooo! Me dá o meu chipeee! Me dá o que é meu!!!!”. No mínimo, é engraçado, e também uma excelente oportunidade para falar sobre viralização e oportunidade.

Viralização

Viralização é o fenômeno que acontece quando um conteúdo na internet se espalha muito rapidamente e tem um número muito grande de visualizações. No caso do vídeo “Pedro, me dá o meu chip!” foram mais de dois milhões de visualizações. Este é um exemplo de conteúdo viral.

E já deu pra notar que não é preciso ter um conteúdo cultural muito grande para algo se tornar viral; digamos até, famoso. Analisando, você percebe que o que é realmente necessário é que o conteúdo seja diferente, surpreendente e inesperado. Portando, se você quiser que um conteúdo se espalhe rapidamente e que tenha um número imenso de visualizações, produza um conteúdo com estas características. (Claro que isso também depende do tipo de ideia que você está querendo vender).

Oportunidade

Você já deve ter ouvido falar sobre anúncios de oportunidade. São anúncios que aproveitam fatos importantes ou interessantes do momento para divulgar produtos ou serviços. São anúncios que costumam funcionar muito bem pois, o fato importante do momento já está na cabeça das pessoas, o que facilita a captação do anúncio por quem o está vendo.

No caso do vídeo do chip, eu ainda estou perplexo por não ter visto nenhuma propaganda de operadoras de telefonia celular se aproveitando deste viral. Em uma brincadeira, posso montar algumas frases já, aí vão algumas dicas, operadoras =P:

“Pedro, devolve o chip! Passe na Oi e pegue o seu, é de graça!”

“Se o Pedro pegou o seu chip e não quer devolver, passe na Claro que temos uma promoção especial para você!”

Enfim, é só uma brincadeira, mas as operadoras estão marcando bobeira. Estou falando isso para você pensar que você deve estar ligado no mundo o tempo inteiro. Tudo o que acontece na internet se espalha muito rápido, algumas coisas mais do que as outras. E você tem que estar preparado para aproveitar a situação e usar a fama do conteúdo viral a seu favor.

Em tempo: Pedro, devolve o chip pra moça! =P

Deixe uma resposta

