A importância da comunicação

Publicado: 17/09/2009 em Marketing etc.
Tags:, , , ,

cave_man_by_hoo_yong

Em um passado muito distante, na época dos homens das cavernas, um deles tenta se comunicar com o outro:

– Huia-huia! Ana-nana! Uga-buga!!!
– ?
– Huia-huia! Ana-nana! Uga-buga!!!
– ???
– Uah!!!

NHAC! E o homem foi devorado pelo grande tigre!

O homem não entendeu que “Huia-huia! Ana-nana! Uga-buga!!!“ significava “Ei, cara! Cuidado! O grande tigre está atrás de você!!!”. Imagine quantos homens das cavernas morreram por causa disso! Provavelmente este foi um dos principais motivos para os homens criarem e desenvolverem os métodos de comunicação. Não há nenhuma dúvida de que, sem a comunicação, a humanidade não evoluiria como evoluiu.

Hoje em dia, ainda vemos que este problema de um passado tão distante ainda acontece, claro que em menor escala. A humanidade continua evoluindo sempre, e que bom que é assim! A evolução nos permite perceber que as técnicas de comunicação são mais ricas do que a gente pensa. Por isso mesmo, existem profissionais especializados em comunicação. Mas mesmo não sendo um profissional da área, o universo da internet nos permite obter conhecimento, desde que a gente queira. Não existe desculpa para você não utilizar os métodos e meios de comunicação disponíveis.

Falhas de comunicação existem aos montes. Eu posso citar como exemplo, um caso de uma marca de macarrão que resolveu promover um aumento no consumo de massas. A técnica de comunicação utilizada foi, basicamente “comprem mais macarrão, faz bem, etc. e tal…”. O problema é que, nesta campanha, eles nem ao menos citavam a própria marca. A comunicação foi totalmente direcionada para promover um aumento no consumo de massas. O que aconteceu? O consumo de massas realmente aumentou, só que da marca concorrente! Nesse caso, a concorrência agradece!

Este é um caso de falha de comunicação que eu conheço há muito tempo. Acontece sempre. Por isso, é importante que você saiba o que falar e pra quem falar.

Independente das complexidades da comunicação (que não são tão complexas assim), você não pode deixar de se comunicar. É vital para a nossa sobrevivência. Senão, um dia alguém vai tentar falar com você e você vai entender “Huia-huia! Ana-nana! Uga-buga!!!“ e NHAC! Você foi devorado pelo concorrente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s