Telescópio de Galileu + Visão Empresarial

Publicado: 27/08/2009 em Destaque, Marketing etc.
Tags:, , ,

No dia 25 de agosto de 1609, há exatos 400 anos, o astrônomo italiano Galileu Galilei aperfeiçoou o telescópio e mostrou à humanidade que a Terra não é o centro do universo. Eu não poderia deixar de lembrar deste episódio da história e abrir uma questão: não está na hora de fazermos o mesmo com a nossa realidade?


Galileu Galilei (1564 – 1642) aperfeiçoou o telescópio que havia sido inventado no ano anterior ao da sua descoberta. O telescópio de Galileu mostrava imagens em posição não invertida, ao contrário do anterior. Galileu começou observando a Lua, e com os seus desenhos dela, as pessoas perceberam que a Lua não era tão diferente da Terra. Logo depois, descobriu satélites de Júpiter. Obviamente, Galileu teve muitos problemas com a igreja e com pessoas que o condenavam, pois dizer algo totalmente contrário ao que se acreditava amplamente na época era completamente absurdo e condenável.

Ampliando esta questão e trazendo para o universo empresarial, ainda podemos ver empresas que olham somente para o seu próprio umbigo. Disputa de egos entre profissionais. Qual será a empresa ganhadora do troféu este ano? Etc. Preocupações estas que desmerecem o profissional. Com isso, esquecemos o mais importante, o cliente. Você já deve ter ouvido falar muito sobre isto, mas o cliente é sim o centro do universo empresarial. A empresa que não faz o seu trabalho pensando no cliente está fadada à falência. E não estou falando aqui somente das empresas, mas também dos profissionais autônomos.

Usando o episódio do telescópio de Galileu para ampliar ainda mais esta questão, vamos falar sobre a visão empresarial. A visão empresarial nada mais é do que olhar amplamente para as coisas e para o futuro. Existe um universo de possibilidades que, muitas vezes, o empresário não enxerga. A empresa dele não é o centro do universo! Ele não é o centro do universo! A gente não pode simplesmente ficar olhando para o nosso próprio umbigo e esquecer de todo o resto.

A notícia boa é que muita gente já sabe que existe este mundo lá fora, e aplica isso no dia-a-dia da empresa. Opções de publicidade diferentes e inovadoras. Negócios que são divulgados boca a boca. Novidades realmente novas. Criatividade. Oportunidade. Quebra de barreiras e paradigmas, sem medo de ser condenado por pessoas que não enxergam o que realmente existe. Se você consegue enxergar oportunidades imperdíveis, vá em frente! Se você ainda não enxerga estas oportunidades, coloque a cabeça pra funcionar! Já viu quanta gente se deu bem por ter quebrado paradigmas e criado coisas completamente novas?

Muitas vezes, nós temos medo de fazer diferente. É a insegurança. Mas as maiores criações e descobertas da humanidade foram realizadas por gente que pensava diferente. Gente que enxergava além do que vemos normalmente. Gente que lutava contra conceitos ultrapassados. Acho que já está mais do que na hora de fazermos isto. Já existem atualmente várias empresas que pensam diferente e que são diferentes. E são essas empresas que vão continuar por aí no futuro.

A história do telescópio de Galileu nos ensina muitas coisas. Nos ensina que não somos o centro do universo, o cliente é. Nos ensina que a empresa não é o centro do universo, que existe um mundo de oportunidades aí fora e que temos que aprender a ver essas coisas. Senão, até quando as empresas ou os profissionais autônomos vão sobreviver?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s